A NOVA PRAIA BRAVA
A Praia Brava é o último reduto autenticamente ilhéu da Ilha de Santa Catarina. O Loteamento América do Sol, implantado a partir de 1987, tem a assinatura do conceituado arquiteto André Schmitt. Nestes 25 anos, o projeto tem resistido a profundas alterações. Sob a vista atuante da Associação Praia Brava (APBRAVA), investimentos nas áreas de saneamento (de estruturas obsoletas) e de segurança (precárias) resultaram em salutares benefícios. Temos mais água, razoável esgoto e segurança participativa. No entanto, falta ainda a proposta de diretrizes para requalificação urbana da Praia Brava.
Neste sentido, desde 2004 a APBRAVA tem buscado parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis para dar destinação adequada aos terminais turísticos (em número de 5) e executar um novo planejamento global de redirecionamento do Projeto Urbanístico, tendo em vista parâmetros contemporâneos, com inclusão do enfoque da sustentabilidade sócio-econômica-ambiental. Contratou a empresa Desenho Alternativo Ltda. para as duas atividades: terminais e planejamento global. E fez saber à Prefeitura à Prefeitura Municipal de sua intenção, protocolando novo expediente em 26/06/2012. Vale lembrar que, por decisão judicial, com audiência do Ministério Público, em 25/02/2012, teria o paço municipal o compromisso de licitar os terminais até a data de 30/06/2012.
Pensava a Associação construir novos terminais, escalonadamente, a partir de 2013, para que se viabilizassem econômica e financeiramente. Obedecidos requisitos mínimos, funcionariam também em 2012. A partir daí, demolições paulatinas, construções progressivas. Não foi o que aconteceu!
O Kioski do Pirata, o Parador da Brava e o Petite Suisse têm sua história. Agora, com o compromisso da reconstrução!
Honorato Tomelin
Presidente do Conselho Diretor da APBRAVA