A APBrava entrevistou o Sr. Major Linhares | Comandante do 21º BPM
Veja a entrevista realizada pela Associação Praia Brava com o Sr. Marcos Aurélio Linhares, Major do 21° Batalhão da Polícia Militar.
APB: Qual o balanço que o senhor faz sobre a temporada 2010/2011, no Norte da Ilha?
Maj. Linhares: Ao passo que nos encaminhamos ao fim da temporada de verão percebe-se o balanço positivo nas ações desencadeadas pelo 21º Batalhão de Polícia Militar no Norte da Ilha. Foram diversificadas as modalidades de policiamento, agregando-se além do reforço no policiamento motorizado e a pé, modalidades com apoio de bicicletas, cavalaria e canil. Priorizando-se o atendimento 24h nos postos de policiamento. Fatalidades ocorreram, contudo em nenhum momento a Polícia Militar deixou de tomar todas as atitudes necessárias, envidando-se o máximo de esforços para o atendimento das necessidades dos cidadãos e garantia da tranqüilidade nas comunidades.
APB: E na Praia Brava? Quais foram as principais ocorrências, a quantidade de multas, etc?
Maj. Linhares: Dentre os Balneários do Norte da Ilha, a Praia Brava foi notadamente o balneário com menor índice de ocorrências. Comparando-se as ocorrências registradas nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, num total de 77, com o mesmo período deste ano, total de 51, obteve-se a redução na ordem de 33,8%. As ocorrências de maior incidência em ambos períodos referem-se a perturbação do trabalho e sossego alheio, seguida pelas relacionadas à infrações de trânsito. Importante ressaltar que tal redução se deve também ao reforço no policiamento realizado neste ano, em que a Praia contou com uma viatura de serviço exclusiva para a área, policiamento a pé, com bicicletas, abrangendo inclusive a região de trilhas.
APB: Como o senhor classifica o apoio da APBRAVA a PM?
Maj. Linhares: O apoio da associação foi de grande valia, demonstra o comprometimento da mesma para com o bem estar da comunidade da Brava. Esta aproximação entre polícia e comunidade, por meio da APBRAVA, é essencial para o conhecimento dos problemas atinentes à segurança, permitindo-se a busca de soluções conjuntas. Demonstrando-se que a segurança pública é dever do Estado, mas também responsabilidade de todos.
APB: Como fica o policiamento no periodo fora de temporada?
Maj. Linhares: Após a temporada o procedimento será igual aos dos anos passados. Nos fins de semana a viatura permanecerá esporadicamente ativada. Já durante a semana a viatura permanecerá ativa enquanto permanecer o acordo firmado entre o 21º BPM e APBRAVA, relativo à manutenção do veículo.
APB: Quais as melhorias para o próximo verão?
Maj. Linhares: A intenção do 21º Batalhão é cada vez mais proporcionar a efetiva segurança das comunidades no Norte da Ilha, de sorte que na próxima temporada com o recebimento de reforços da operação veraneio se mantenham as diversificadas categorias de policiamento na Praia Brava.